
O Habib's é o maior consumidor de queijo fresco do Brasil. São 300 000 quilos mensais. E de quem compramos o queijo? Não compramos. Produzimos. Dez mil vacas produzem leite para nosso laticínio, onde fabricamos nossos queijos. Com isso, temos o controle preciso dos custos e a certeza absoluta da qualidade. Quem ganha com isso? Nossos clientes. Eles consomem produtos melhores a preços baixos. A Bib'sfiha de queijo custa só 79 centavos.
Isso é verticalização. Alguns poderiam dizer que queijo não é meu negócio principal, que eu deveria terceirizar. Pura bobagem. Queijo é fundamental em meu negócio. Por que terceirizar se posso produzi-lo?
Passei minha vida tentando verticalizar nossos produtos e serviços. Consegui! E foi por isso que conquistamos algumas lideranças. Somos a primeira cadeia de fast food árabe do mundo. Ocupamos o primeiro lugar no fast food como empresa genuinamente nacional e as Bib'sfihas são o produto mais vendido, considerando qualquer fast food do país. A lição: se você quer ser líder, procure verticalizar, dominar sua cadeia produtiva, ter as rédeas de seu negócio, controlar os próprios custos, criar novas técnicas e aprimorar seus aprendizados.
Não é terceirizando que você consegue isso. Não podemos deixar nas mãos dos outros itens tão importantes. Terceirizar pode significar menos trabalho, menos problemas, menos preocupações, mas, quase sempre, traz custos maiores, menor desenvolvimento interno e maior dependência. O conceito que quero passar é: o que é vital para a empresa não pode ser feito por terceiros!
Vamos a outros exemplos. O pote de 100 mililitros de sorvete no Habib's custa 1 real para o cliente. É porque produzimos nossos sorvetes. Nossos pães chegam às lojas pela metade do preço do que se comprássemos de fora. É porque os produzimos. Nossos 350 pontos comerciais são bem localizados e têm custos de locação competitivos. É porque temos corretores exclusivos. Nossas obras têm menores custos e são mais rápidas. É porque temos nossa empresa de engenharia e projetos. Os clientes de todo o Brasil ligam para nosso delivery e têm a garantia de receber os produtos em 28 minutos. É porque temos nosso contact center.
Transferir para terceiros não traz liderança. Pesquisas mostram que em seu trajeto, desde a origem até o cliente final, os produtos passam em média por três ou quatro atravessadores. Eles minam e destroem nossos lucros, nossa empresa. Por que tê-los? Melhor eliminá-los.
Na terceirização, cuidado com aquela história de mostrar a "planilha de custos". Você olha para aquilo, tão bem apresentado, com tantos números, que se convence e fica satisfeito com o preço cobrado. O problema é: quem entende da planilha é quem a faz, e não quem a recebe. Eu não queria generalizar, mas, na maioria das vezes, somos enganados.
O que estou procurando passar a você é que, sempre que puder, não transfira para terceiros a responsabilidade de sua vida comercial, da saúde de sua empresa. É você quem tem de cuidar disso.
Logicamente, você não vai ter uma companhia aérea só porque os funcionários viajam muito. Mas, se você tem uma companhia aérea, os aviões não podem ser de terceiros. Entendeu?
Este é o poder da verticalização: mais qualidade, custo menor, mais competitividade, maior desenvolvimento interno. Verticalizar dá trabalho, mas o que se há de fazer? Há que se trabalhar para vencer. Quando você estiver diante da uestão "Faço ou mando fazer?", melhor fazer.
Por Alberto Saraiva
Um comentário:
ótimo texto.
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