terça-feira, 21 de outubro de 2008

Você nunca viu cabeça de bacalhau, mas ela existe.

Quando chega a época de eleições os telejornais, jornais e publicações impressas sempre divulgam estatística de intenção de foto. As principais empresas responsáveis pela pesquisa e divulgação de valores, geralmente são IBOPE, DATAFOLHA e IBGE. Mas a população brasileira não confia muito no trabalho realizado por estas empresas, sempre tem alguém para dizer que nunca foi entrevistado por nenhum instituto. Existe até comunidades em site de relacionamentos sobre este assunto onde afirmam que as pesquisas são apenas farsas para enganar os eleitores.

Mas estou escrevendo este artigo para dizer que hoje fui entrevistada pelo DATAFOLHA. É verdade!!! Os institutos de pesquisa abordam as pessoas na rua para responder a um questionário.

Agora, a importância de estar relatando este fato é para passar adiante a importância de se perder apenas dois minutos do seu tempo respondendo as perguntas. Que muitas das vezes não estão focadas apenas nos números do segundo turno das eleições, mas sim em todo o movimento político e econômico que o Brasil está passando no momento.

Vamos imaginar por alguns instantes se não existissem estas pesquisas para guiar candidatos e leitores? É necessário saber o que nossos vizinhos pensam das eleições e do futuro prefeito.

Por isso, faço um pedido: se alguém te parar na rua pedindo um instante do seu tempo para responder uma pergunta, pare e responda com toda sinceridade. Mas lembre-se: nenhum instituto irá precisar de alguma numeração dos seus documentos (RG, CPF e Carteira de trabalho) e repare se a pessoa que te abordou esteja usando um crachá de identificação.

Vote com consciência. Seu voto é a sua voz!

Ligia Galvão

Nenhum comentário: