O custo que uma empresa possui para abrir um processo seletivo, contratar o novo funcionário e treiná-lo é muito grande para que tudo termine em demissão; seja ela uma iniciativa do colaborador ou da empresa.
O tempo de experiência permitido por lei é de 3 meses. Neste período é muito comum que as empresas ofereçam salários reduzidos e excluam algum benefício do pacote de contratação. Essa medida é usada para reduzir o custo do treinamento do novo contrato, mas, além disso, funciona como um motivador para o novo ocupante do cargo, que só será recompensado como os outros funcionários se demonstrar que tem capacidade de ocupar a função.
Nada é mais difícil de administrar do que pessoas. São seres com vontades, capacidades, desejos e sentimentos únicos. Imaginamos uma média empresa com 70 colaboradores, cada um pensando de uma forma diferente e tendo sonhos distintos. Motivá-los é a coisa mais difícil que um gestor precisa fazer.
É muito comum que colaboradores troquem de empresa buscando melhorias em seu salário, após terem absorvido todo o conhecimento. Para diminuir essas estatísticas, as empresas devem mudar pequenos processos em sua organização. O simples fato da empresa possuir um programa de Planejamento de Carreiras já é fator para a diminuição da rotatividade. Abaixo descrevo algumas dicas para diminuir a rotatividade de sua empresa:
- Pratique o endomarketing;
- Motive constantemente seus funcionários;
- Ajude-os a se aperfeiçoarem;
- Construa um Planejamento de Carreiras;
- Pague salários acima da média;
- Ofereça benefícios que melhore a qualidade de vida de seus funcionários;
- Tenha metas e objetivos realistas;
- Abra um canal de comunicação para seus colaboradores, onde eles possam expressar suas opiniões e sugestões sem terem o medo de serem repreendidos;
- Acima de tudo: trate-os com respeito!
Sucesso!
Ligia Galvão
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Rotatividade nas empresas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Ligia,
Sou Fabiano, gostei do seu blog, tem alguns artigos bem interessantes.
Também tenho um blog relacionado a empreendedorismo. Vou recomendar você no meu blog. Se puder fazer o mesmo por mim, agradeço:
fabianoproativa.blogspot.com
Postar um comentário