Muito já foi falado e escrito sobre Marketing, mas ainda é expressivo o número de pessoas que não entende o seu significado. Talvez pelo fato de nem sempre ter sido abordado de forma clara e objetiva, é visto como algo caro ou inatingível para os pequenos negócios, e que só as grandes empresas podem acessar. O que se pode observar é que grande parte das definições hoje utilizadas a respeito do Marketing, é voltada para especialistas, e não para aqueles que buscam um conhecimento básico sem que seja necessário passar por cursos universitários e especializações.
Sendo assim, torna-se fundamental disseminar nos meios empresariais, através de mecanismos simples e objetivos, a importância do Marketing, focando sua importância, seus métodos, processos, abrangência, independentemente do tipo ou porte do empreendimento, a que se destina.
Embora os pequenos empreendimentos possuam limitações orçamentárias de todas as ordens, não poderão sobreviver nos tempos atuais sem dispor de uma estratégia de mercado. A concorrência está cada vez mais acirrada, e os responsáveis por empresas de micro e pequeno porte têm que ter a consciência de que seus concorrentes estão por todos os lados, querendo a sua fatia de mercado.
São muitos os desafios que os pequenos negócios têm que enfrentar para se manterem no mercado. Desta forma o marketing passa a ser um forte aliado na conquista e manutenção de seus clientes, a partir do momento em que apresenta um conjunto de alternativas que contribuem para a consolidação do empreendimento.Mas, para que se possa avançar no ambiente empresarial, é preciso, antes de mais nada, desmistificar algumas idéias que de forma equivocada se instalaram na mente das pessoas, ao longo dos anos a respeito do marketing, tais como: Marketing é venda, é propaganda, é gerenciamento, é comunicação, é serviço, é enganação, é coisa para grandes empresas, é caro, é inacessível para empresas de pequeno porte.
Nas postagens que se seguem, farei uma abordagem sobre o “composto mercadológico” ou “mix de marketing”, e de que forma podem ser implementados nos pequenos negócios.
O composto mercadológico, suas aplicações e importância para o dia a dia das empresas
O composto mercadológico, conhecido também como mix de marketing, ou ainda, “quatro P’s” (produto, praça, promoção e preço), representa as várias ferramentas e técnicas usadas para implementar o conceito de marketing.
Com o passar dos anos e a evolução constante do mercado, além dos “quatro P’s”, amplamente divulgados surgiram outros componentes, com novas atribuições e complementos, de forma a ampliar-se e adaptar-se diante dos rumos do mercado moderno.
Vamos falar inicialmente do produto: Ao se adquirir um produto, não se busca apenas o objeto em si, mas a satisfação que ele proporciona. Compra-se na verdade, beleza, prazer, status, conforto, liberdade, saudade, enfim um conjunto de atributos e benefícios, que as pessoas dão valor e que proporcionam a satisfação de suas exigências e necessidades. Portanto, antes de se pensar em o que produzir, é necessário identificar as reais expectativas do público-alvo que se quer atingir. Isso pode ser feito mediante pesquisa formal ou informal, e muita, mas muita observação.
Vale ressaltar que o produto pode ser representado pelos bens, os serviços ou a união dos dois.
Ao serem lançados pelas empresas, há esperança de que os produtos ou serviços tenham vida longa e proporcionem lucros crescentes. Mas nem sempre isto é uma realidade. Torna-se necessário então, uma constante reprogramação e realocação de recursos, com o objetivo de mantê-los. Caso isto não seja viável, é aconselhável a sua retirada do mercado ou substituição por outro que dê um maior retorno para a empresa. É preciso levar em conta o ciclo de vida do produto ou serviço, que requer ainda uma estratégia de marketing apropriada.
Falaremos mais adiante, dos outros componentes do marketing, que não menos importantes, se bem utilizados garantem o sucesso de qualquer empreendimento.
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Autor: Juniar Ellyan é Economista, com especialização em Gerência Executiva de Marketing. Analista técnica do SEBRAE/CE.
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