sexta-feira, 22 de março de 2013

Os Desafios e Oportunidades do Estado do Rio de Janeiro

Na última quarta-feira o Governador do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a instituição IBMEC RJ promoveu a palestra "Os Desafios e Oportunidades do Estado do Rio de Janeiro", que ocorreu no Teatro Maisson de France.

O governador do Rio de Janeiro começou a palestra falando da história do Estado, desde a época que deixou de ser a capital do Brasil até os dias de hoje. Afirmando que o Rio de Janeiro é uma grande marca que sobreviveu à uma série de intempéries jurídicos e inconstitucionais e que apenas agora aprendeu a respeitar a Constituição.

Sergio Cabral também falou que o Rio de Janeiro durante anos patinou por uma decadência econômica, onde chegou a figurar o topo de empresas credoras do SPC e SERASA, além de não acompanhar o processo de crescimento do Brasil.

O segredo para mudar esta situação do Estado foi investir na Gestão, que Sérgio Cabral afirmou ser o foco do seu governo. Para isso algumas mudanças foram tomadas, como exemplo:

- Reclassificar o Serviço Público: aumento do número de concursados. Cabral citou como situação inacreditável o caso da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro ter ficado 19 anos sem concurso público para a função de Auditor da Receita.

- Contratou consultores importantes para buscar soluções a problemas antigos no Rio. Criando um Conselho formado pelos consultores e empresários do Estado.

- Foco na Qualidade dos investimentos: reduzindo custeio e qualificando o investimento.

- Sistema de Meritocracia: Bonificação para quem atingir metas - mesmo procedimento visto no setor privado.

Sobre este assunto, Cabral citou que esta nova política atingiu positivamente na segurança pública onde reduziu o número de Homicídios e Latrocínios, ambos assunto de trabalho da ONU.

Ainda na Segurança Pública, Sérgio Cabral mudou o conceito de Quartel através de Gestão. Hoje a manutenção da frota da Polícia Militar não é de responsabilidade do Coronel do Quartel e sim de um militar que trabalhe exclusivamente com a frota. Também investiu na formação de policiais, criando um Banco de Talentos dentro da corporação.

- Parceria com empresas privadas: Cabral afirma que seu governo quebrou paradigmas com esta ação que teve melhor uso na saúde pública. Onde o Estado paga empresas privadas para dar o atendimento gratuito à população. Como exemplo desta parceria, o Governador citou o Rio Imagem (Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem) e o Hospital da Mulher (localizado em São João de Meriti).

- Montagem de uma equipe qualificada.

- Investimento na mobilidade: renovação da frota de trens e das barcas, criação do BRT (Bus Rapid Transit) e criação de inter-relação com os modais.

O Rio de Janeiro hoje
Atualmente o Rio de Janeiro é um dos maiores destinos de calendário de eventos mundiais. Sem falar que o Estado vai se tornar o segundo centro automotivo do mundo, onde a Nissan, no primeiro trimestre de 2014, irá inaugurar sua planta no Estado.

Também há o Porto Açu, do empresário Eike Batista, uma nova fronteira com mais de 30 bilhões de dólares de investimento, considerado o novo hub de logística do Brasil. E a Hyundai - produzindo tratores para a construção pesada - será inaugurada em breve no Estado.

Assim, segundo o Sérgio Cabral, o Rio de Janeiro está vivendo o momento de grandes desafios e grandes oportunidades. E ainda vai continuar crescendo! Mas alertou as empresas privadas que devem mudar suas atitudes estilo "Dane-se o mundo, pois não me chamo Raimundo" e começar a investir nas favelas no intuito de mudar a cultura presente no local.

Para finalizar, o Governador deu três conselhos para uma boa Gestão:
- Parcerias, pois o Estado não é capaz de administrar tudo sozinho.
- Foco em Processos.
- "Olhe a floresta, não olhe a árvore".

Ligia Galvão

Nenhum comentário: