terça-feira, 26 de abril de 2011

E-commerce: 8 dicas para não perder o cliente na hora de pagar

No site da Revista HSM há 8 dicas para evitar que o cliente abandone o carrinho durante uma compra on-line. Depois que o seu cliente navegou pelo site e escolheu o produto, ou seja, decidiu realizar a compra, não dá para perder o cliente na "fila do caixa". Abaixo estão as dicas:

1. Mostrar os passos: se sua loja utiliza um checkout com múltiplas páginas não esqueça de exibir os passos que ainda faltam até a conclusão da compra. Mostrar os passos que ainda faltam para concluir a compra ajuda a eliminar uma possível frustração do consumidor. Resuma todo o processo de pagamento em no máximo três páginas.

2. Mostrar ícones de pagamento: não há nada pior do que completar todos os campos do checkout e só descobrir no final que a loja não aceita o tipo de pagamento que você deseja. Oferecendo esta informação logo no início, os compradores estarão preparados e ficarão menos frustrados.

3. Informe o consumidor: coloque instruções importantes na página onde elas devem aparecer. Não inclua todas as informações em um único lugar ou no topo da página, poucas pessoas vão ler. Coloque a informação próxima do local onde pode surgir a dúvida, ao lado de um campo que deve ser preenchido, por exemplo.

4. Exiba o status da entrega: muitas lojas precisam de um tempo para o processamento dos pedidos. Deixando o cliente ciente de que as encomendas só serão despachadas depois de determinado período, você pode evitar problemas em relação aos prazos de entrega.

5. Ajude o cliente a encontrar os códigos de segurança do cartão: indique onde fica esse código de segurança no cartão. Não imagine que todos já sabem onde ficam estes códigos.

6. Ofereça um Live Chat para os usuários: se sua loja oferece um recurso de chat ao vivo, mostre isso durante todo o processo de pagamento (checkout) para que os clientes possam tirar alguma dúvida.

7. Exiba possíveis erros de maneira clara: destaque os erros na cor vermelha, tanto na parte superior da página quanto no local onde o erro se encontra. Durante o preenchimento de um cadastro, por exemplo, facilite a localização do campo onde está o problema.

8. Só exija informações necessárias: no formulário de cadastro não exija muitas informações do usuário, isso pode fazer o comprador desistir. Depois de trazer o cliente para o seu site, através de uma campanha de links patrocinados, estas dicas certamente ajudarão o e-consumidor a efetuar a compra e fechar o ciclo de marketing e vendas online.

Em resumo, o processo de finalização de compra deve ser rápido e fácil.

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