sábado, 19 de novembro de 2011

Imagem da empresa

Como diz o ditado: "A propaganda é a alma do negócio". Mas para divulgar a sua empresa, você precisa de um nome e uma imagem. O nome é como ela será conhecida pelos clientes, por isso precisa ser fácil de pronunciar e obrigatoriamente deve lembrar do negócio da empresa. Ou seja, não posso ter uma loja que vende ar-condicionado com o nome "40 graus"; ela precisa lembrar do objetivo real da empresa, neste exemplo, e empresa deveria usar um nome que lembre frescor, frio,... entre outras. O processo de escolha do nome da empresa é mais complexo do que se pode imaginar, por este motivo, é comum escolher o nome no final da criação do Plano de Negócios.

Outro ponto muito importante para a divulgação da empresa e também muito complexo, é a criação da imagem da empresa. Com a imagem ideal o cliente consegue identificar facilmente a empresa. Ela também deve representar o negócio de atuação da empresa. Mas a imagem da empresa é composta de cor, forma, tamanho e atitude. O modelo mais comum de imagem é a famosa logomarca, já que está presente no site da empresa, uniformes, brindes, documentos, panfletos, cartazes, cartão de visita e campanhas publicitárias.

A definição de logomarca também ë um processo complexo, mas muito importante para a correta divulgação da empresa. Por este motivo, sempre alerto aos meus clientes que vale mais o custo do investimento, do que a logomarca criada pelo sobrinho curioso. Pesquisando algumas empresas de design, cheguei ao site www.tysea.com.br. No site, a empresa interessada em comunicação visual divulga seu projeto e pode receber proposta de centenas de profissionais. A empresa escolhe um projeto vencedor e paga apenas por ele. O maior ganho que as empresas possuem é de receber idéias ilimitadas por um custo baixo.

Não dá para fugir destes processos! Se você deseja que sua empresa seja conhecida, é preciso divulgar!

Nenhum comentário: