segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Lojas que parecem labirintos

Quando visitei pela primeira vez a loja da Macy's estava com muita pressa, achei a loja confusa e saí de lá rapidamente. Fiquei frustrada por só encontrar departamentos de roupa masculina. Depois parei para refletir e percebi que a área feminina ficava em um departmento mais "escondido" da loja.

O motivo da Macy's e 90% das lojas de NY usar este tipo de estratégia que aparentemente "dificulta" o cliente a encontrar os produtos, tem um fundamento totalmente contrário ao de atrapalhar a compra. Na verdade a intenção das lojas é separar a área feminina da masculina, onde os produtos apenas de interesse dos homens estão situados mais próximos a entrada e saída e separados por tipo de produto; já os produtos femininos estão no centro da loja, mais distante da saída.

O objetivo é atender aos dois mundos: os homens que são mais objetivos, e por este motivo passam menos tempo da loja e as mulheres que precisam de mais tempo para decidir por um produto. Além de dificultar a saída das mulheres da loja, já que para isso eu preciso passar por vários departamentos e, com isso, ter grandes chances de passar por um produto que eu nem precisava, mas estava na promoção.

Ligia Galvão

Nenhum comentário: