
Na ExpoManagement 2009, Jack Welch aconselhou aos líderes:
RECONHEÇA: Celebre todas as vitórias, mas também as reconheça com dinheiro. "Eu adoro enriquecer as pessoas. Se você não tem prazer em dar aumento, que é você? Deve estar infeliz consigo mesmo".
Enfim, quem sou eu para questionar o ex-CEO da GE... Mas mesmo assim, acredito que reconhecimento não seja apenas dado em dinheiro, além do mais, temos que respeitar a Hierarquia de Necessidades definida por Maslow, que são divididas em 5 níveis:
• necessidades fisiológicas: refere-se a fome, sede, abrigo, excreção, ou seja, as necessidades mais básicas de um indivíduo. Um bom benefício refeição, um escritório organizado e um banheiro limpo são os primeiros passos para atingir esta necessidade.
• necessidades de segurança: vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de um determinado local até as formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
• necessidades sociais: afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube. Promover encontros após o expediente ou almoço de confraternização auxiliam na união do grupo e na integração social. Uma vez, uma editora, promoveu entre os vendedores que quem vendesse mais assinatura de um determinado produto durante um determinado evento, iria ganhar um convite, com direito a acompanhante, para o cinema e assistir o filme que gostasse no dia e horário que achasse melhor.
• necessidades de estima: o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos. É difícil, mas é basicamente saber as nossas capacidades e dificuldades, como a dos nossos colegas também.
• necessidades de auto-realização: "O que os seres humanos podem ser, eles devem ser: eles devem ser fiéis à sua própria natureza!". Na minha opinião, é a mais difícil de atender, pois não sabemos o que as pessoas pensam e o que elas desejam. Neste caso, abra mais espaço para os colaboradores falarem o que eles pensam.
Em geral, devemos satisfazer as necessidades de nível mais alto para atingir a nossa auto-realização. E as empresas podem e devem ajudar seus funcionários a alcançar a auto-realização, isto é o básico da motivação.
Ligia Galvão
Nenhum comentário:
Postar um comentário