
O prefeito Eduardo Paes fez um apelo no dia de hoje (06/04/2010) por telefone ao Bom Dia Rio, em circunstância da chuva que castiga o Rio de Janeiro e deixa vários bairros do município alagados:
“Não é recomendável que as pessoas saiam de casa. Queremos preservar vidas. As pessoas vão correr riscos e atrapalhar o trabalho da prefeitura. A Defesa Civil e os bombeiros estão trabalhando com força total. Qualquer patrão vai reconhecer que seu funcionário não vá trabalhar.”
O objetivo do prefeito do Rio de Janeiro é evitar que pessoas se arrisquem pelas ruas alagadas da cidade e piorar a situação caótica de vários bairros do município. Mas o que eu quero focar é na última frase: "Qualquer patrão vai reconhecer que seu funcionário não vá trabalhar."
Com os meus anos de experiência e o trabalho de consultoria que faço, sei que há donos de empresa e/ou Gerentes que não gostam quando os funcionários faltam, mas estamos em uma situação totalmente diferente. A situação é administrar uma situação de emergência.
Em situação de calamidade pública as empresas não possuem funcionários e muito menos clientes em suas organizações, mas de qualquer forma o ato de atender ao cliente não deve parar.
Por este motivo, as empresas precisam ter 4 atitudes básicas:
1. Comunicar aos clientes que não haverá expediente naquele dia. O comunicado pode ser feito via e-mail, telefone (dependendo do número de pessoas) e/ou um cartaz na frente da loja/escritório.
2. Reagendar visita, entrega de produto, consulta, entre outros serviços prestados por sua empresa.
3. Trabalhar em estado de emergência: efetuar apenas as tarefas que não podem ser adiadas ou que afetem a saúde/vida de alguém.
4. Organize a empresa para que esteja apta a atender aos clientes assim que a situação esteja normalizada.
Aproveite este tempo para organizar a empresa: limpe o estoque, organize a documentação, veja os e-mails, elabore estratégia, entre outras tarefas. Infelizmente não há nada para fazer nesta situação a não ser aguardar.
Última dica: em situação de calamidade pública abre oportunidades para empresas demonstrarem sua Responsabilidade Social. Ajude a comunidade que fica ao redor da sua empresa caso haja necessidade.
Ligia Galvão
2 comentários:
Sempre impecável nas suas postagens Lígia. Mais uma que gostei bastante!
Gostei! Um texto simples e com informações que refletem responsabilidades importantes. Gosto muito de seu blog, Lígia. Parabéns.
Postar um comentário