quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Que venha 2010

Abaixo está as 10 tendências para o próximo ano, mas queria dar apenas mais uma dica: O seu cliente é único e deve ser tratado como tal.

Durante as compras de Natal, percebi grandes falhas no atendimento das lojas. Todos entendem que nesta época as lojas ficam lotadas de pessoas querendo comprar presentes para a família inteira, mas todos os comerciantes conhecem esta data e precisam estar bem preparados para receber a grande demanda.

Por este motivo, há tempo suficiente para as empresas contrararem funcionários extras e dar o treinamento adequado. Treinamento este que não é apenas a rotina das lojas, mas também o atendimento ao cliente. Alguns colaboradores tratam o cliente com muita má vontade e dando a entender que está fazendo um grande favor ao dar o atendimento. Precisamos entender que o atendimento é uma troca de favores: a empresa disponibiliza um funcionário, bem treinado, que conhece a loja e seus produtos e sabe atender um cliente; por sua vez o cliente entra na loja com a intenção de comprar um ítem e recebe um ótimo atendimento que o faz comprar vários outros.

Não é mágica! É simplesmente como funciona o comércio. É como Thomas Bateman escreveu e eu já postei aqui: “As expectativas dos clientes sobre um produto ou serviço devem ser atingidas e excedidas.

Utilize esta máxima durante o ano de 2010! Ele está apenas começando, ainda tem o Carnaval, Páscoa, Dia das Mães...

Ligia Galvão

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