A matéria – O leão vai deixar sua empresa nua – publicada na Revista Exame do dia 10/09/2008, mostra os pontos positivos e negativos do novo sistema eletrônico da Receita Federal.
Batizado como Sped (Sistema Público de Escrituração Digital), o novo sistema promete modernizar a cobrança de impostos transferindo todas as obrigações contábeis fiscais das empresas, hoje preenchidas em formulários e livros, para o meio eletrônico.
Segundo a Revista Exame, já foram investidos R$ 127 milhões para desenvolver o Sped, que iniciou as suas tarefas com a implantação da nota fiscal eletrônica desde abril deste ano. Somente as pequenas e as microempresas adeptas do Simples Nacional estão de fora deste novo sistema. Mesmo assim, este grupo não ficará despercebidos pelo sistema. O Sped consegue verificar online se comprador e vendedor estão autorizados a funcionar, já que pela lei brasileira nenhuma companhia pode vender ou comprar de outra que esteja com alguma pendência tributária grave. Com isso, o novo sistema tem o potencial de ser uma arma contra a informalidade.
As informações capturadas pelo sistema Sped, são: quem está vendendo, qual produto está sendo vendido, o valor cobrado por ele e quem será o comprador. Essas informações ficarão armazenadas num banco de dados que será utilizado pela Receita e pelas 27 secretarias estaduais da Fazenda.
Pontos positivos do Sped:
- Combate à informalidade
- Diminuir a sonegação
- Redução da burocracia
Ponto negativo:
- Está sendo implantado sem nenhuma melhoria no caos tributário.
Ligia Galvão
Nenhum comentário:
Postar um comentário